sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Aproveite o Dia dos Pais para degustar uma boa cerveja juntos

Sommeliers listam os três estilos mais famosos de cerveja.
Aprenda escolher a melhor para cada prato ou refeição.


A melhor parte do Dia dos Pais é passar momentos agradáveis em família. O almoço, jantar, ou happy hour, para os pais modernos, podem ficar ainda mais gostosos se, além dos filhos, a conversa for acompanhada de uma cerveja premium.
G1 conversou com três especialistas nessa bebida, que a cada dia conquista mais fãs. Ronaldo Rossi, proprietário da loja Cervejoteca; Fabiano Bellucci, do bar e restaurante FrangÓ; e Rodrigo Lemos, autor do blog especializado Beer Architecture, são sommeliers de cerveja e dão ótimas dicas.
Aprenda um pouco sobre os principais estilos de cerveja e as ocasiões e pratos que mais combinam com as preferidas por você e seu pai.
Pilsen
A cerveja Pilsner, popular no Brasil como Pilsen, é a mais conhecida e vendida do mundo, de acordo com o sommelier Fabiano Bellucci. Apesar disso, ele conta que uma Pilsen original pouco tem a ver com aquelas encontradas em supermercados comuns, com sabor mais marcante.
Ronaldo Rossi define essa cerveja como “coringa”. “Dificilmente destoa de algum prato e vai bem em situações descontraídas, combina com o jeito do brasileiro”, diz o sommelier.
Rossi, que também é chef de cozinha, explica que a Pilsen, ótima pedida para um almoço especial em família, tem baixa carga sensorial, por isso o sabor não interfere em pratos intensos, como feijoada ou quitutes baianos.
Para churrascos, a dica para pai e filhos é a Bohemian Pilsner, versão com amargor mais intenso que harmoniza bem com a gordura da carne.
Weiss
Cerveja alemã feita de trigo, a Weiss é leve, refrescante e com baixo teor alcoólico.
Rodrigo Lemos indica que pai e filhos apreciem a cerveja durante um jantar, já que este estilo harmoniza com pratos não muito pesados ou gordurosos, como frutos do mar, peixes, frango, saladas e comida japonesa.
Os sommeliers explicam que a Weiss pode apresentar sabor de cravo ou banana. Os diferentes sabores aparecem de acordo com a fermentação que acontece na garrafa.
Uma dica importante: cada um deve ter a sua garrafa, apesar de a ideia ser pai e filho consumirem juntos. “A garrafa deve ser servida inteira em um copo, porque o sedimento da levedura, no fundo, é o responsável pela riqueza de sabor e aroma da Weiss”, explica Rossi.

Bock
Bellucci explica que a Bock tem teor alcoólico que varia entre 6% e 8%, alto em relação às demais cervejas. “Também é uma cerveja mais encorpada, por isso é bastante consumida no inverno”, afirma o especialista.
É uma boa cerveja para um happy hour entre pai e filho, um momento de conversa descontraída que pode ser acompanhado por petiscos com sabor marcante, como queijos provolone, parmesão, ou cheddar, e embutidos, como presunto e salsicha.
Outra boa combinação para a Bock são as carnes. “O alto teor alcoólico dá conta da gordura da carne. A Bock tem um aroma caramelizado que combina muito bem com o sabor do grelhado", comenta Rossi.

Um comentário:

Unknown disse...

Outra razão para beber boas cervejas é o movimento "Beba menos, beba melhor". Ao invés de bebermos 10 cervejas ruins que não acrescentam nada ao paladar, é melhor beber uma boa cerveja saborosa. ;-)